segunda-feira, 4 de março de 2013

FANTÁSTICO, GENTE!


Ontem, dia 03 de março de 2013, foi ao ar uma matéria do Fantástico/Globo sobre o GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, projeto lançado este mês pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, na escola municipal André Urani, na Rocinha, atendendo alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental.

Dois questionamentos foram levantados no início da reportagem: A tecnologia pode mesmo melhorar o ensino? Qual o papel da tecnologia na sala de aula do futuro?

No GENTE as paredes das salas de aula caíram, alunos de séries diferentes foram misturados em grupos e professores tornaram-se orientadores.


Cada aluno recebeu um tablet ou netbook para realizar as tarefas do dia-a-dia, onde eles próprios escolhem a ordem e como fazer, de acordo com um itinerário pré estabelecido semanalmente pelo GENTE. Por terem sido organizados em grupos de séries diferentes, os alunos mais velhos podem ajudar os mais novos.

Trata-se de um projeto que incentiva a utilização das novas tecnologias; que acredita no potencial delas como ferramentas importantes que podem auxiliar no aumento da qualidade do processo de aprendizagem.

Este modelo de escola dá autonomia ao aluno para decidir o ritmo de seu próprio aprendizado e gera nele o interesse de aprender de dentro para fora; coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem; aposta na formação dos professores, os quais se tornaram mentores multidisciplinares e ficaram responsáveis por 18 alunos.
                                                    (Articuladora Erika Marques da 2ªCRE)

-Clique na foto para ampliar-

Os articuladores da SUBTE e a coordenadora Susan Rocha desejam muito sucesso!
Parabéns Rafael Parente! Parabéns equipe do GENTE!

Quer conhecer um pouco mais sobre o GENTE e outros projetos que apostam na tecnologia como uma grande aliada? Então, confira no link/vídeo abaixo a reportagem do Fantástico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário